quarta-feira, 12 de março de 2014

"Ponte aérea" entre Tindouf e o Sahara Ocidental será reatada em abril



A "ponte aérea" promovida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para reunir as comunidades saharauis dos acampamentos de Tindouf (Argélia) e do território do Sahara Ocidental será reatada em abril próximo.

O ACNUR informou em comunicado que no próximo dia 17 de abril será reatada a ponte aérea com quatro voos que tinham sido suspensos em agosto del 2013.

Segundo parece, disputas internas sobre quem devia beneficiar dos ditos voos provocaram a suspensão do programa, comentaram fontes do organismo.

Os voos inserem-se no programa de Medidas de Consolidação de Confiança posto em marcha em 2004 pelo ACNUR em colaboração com os governos de Marrocos, Argélia e Mauritânia, assim como com a Frente Polisario.


O programa compreende especialmente a deslocação de saharauis desde Tindouf até el Aiún (capital do Sahara Ocidental) [mas também em sentido inverso] para que famílias que estão separadas há mais de 38 anos possam reencontrar-se.
 
António Guterres

"Estou muito contente que as visitas sejam reatadas. É vital que estas visitas continuem dado que ajudam a restabelecer a confiança e o entendimento", assinalou o Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, que recordou que os saharauis são um dos grupos de refugiados mais antigos do mundo.

O programa também inclui seminários em que participam representantes da Frente Polisario, do governo marroquino e saharauis residentes tanto nos campos de Tindouf (Argélia) como no Sahara Ocidental, os quais tiveram lugar em Portugal, assim como "reuniões de coordenação" em Genebra.

Até ao momento, cerca de 20.000 pessoas participaram na "ponte aérea", e 150 pessoas assistiram aos quatro seminários organizados pelo Governo português.

O quinto seminário terá lugar nos Açores a 16 de março, e a próxima reunião de coordenação ocorrerá em Genebra no mês de julho.

Fonte: eldiario.es

Sem comentários:

Enviar um comentário