segunda-feira, 1 de maio de 2017

Frente Polisario está “disposta a negociar” para “a independência”


Mhamed Khadad, coordenador saharaui junto da MINURSO

Fonte: https://www.swissinfo.ch/spa - AFP internacional   01 de Maio de 2017 - A Frente Polisario, movimento independentista do Sahara Ocidental, “está disposta a iniciar negociações com Marrocos sobre a base do direito dos saharauis à autodeterminação ”, afirmou esta segunda-feira em Argel Mhamed Khadad, membro da direção da Polisario.

Antiga colónia espanhola, o Sahara Ocidental está na sua maior parte parte controlado pelo reino de Marrocos desde 1975. Em 1991 foi acordado um cessar-fogo supervisionado pela força de manutenção da paz da ONU (MINURSO).

A Polisario reclama um referendo de autodeterminação enquanto Rabat propõe uma autonomia sob soberania marroquina.

Sexta-feira, o Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução que apoia o reatamento das negociações sobre o conflito do Sahara Ocidental. Este texto prolonga igualmente até 30 de abril de 2018 o mandato da MINURSO.


Mhamed Khadad, também coordenador saharaui com a missão da ONU, precisou hoje durante uma conferência de imprensa que “este conflito deve ser tratado pela União Africana (UA) e a ONU”. As negociações devem conduzir “à liberdade e à independência nacional”, acrescentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário